A decadência da hegemonia econômica americana

  • QUANDO O APOCALIPSE DIZ, EM FORMA SIMBÓLICA, QUE "A GRANDE CIDADE FENDEU-SE EM TRÊS PARTES", ELE RETRATA NA REALIDADE O DESLOCAMENTO DO PODER HEGEMÔNICO AMERICANO PARA A EUROPA E ÁSIA.

… e a grande cidade fendeu-se em três partes… Apocalipse 16:19a

Como consequência do grande terremoto, a grande cidade fendeu-se em três partes. Que grande cidade é essa? Que partes são essas? Primeiro é necessário identificar essa grande cidade, pois só assim é possível descobrir como aconteceu a sua divisão em três partes.

Perceba que a divisão da cidade é consequência do grande terremoto. E este não é literal, como já foi visto. Se fosse literal, teria destruído e não dividido a cidade. Na realidade, a divisão foi de sua hegemonia, de seu poder, de sua influência. O grande terremoto é econômico, a divisão é econômica.

A História comprova. A nação que assumiu o posto de grande potência mundial no último século foi os Estados Unidos. Durante o século XX, a nação americana conquistou grande supremacia econômica a ponto de sua moeda se tornar universal. No entanto, essa hegemonia sofreu uma lenta e inexorável erosão a partir dos anos 60, como resultado da globalização. A influência da grande nação americana foi fendida em três partes.

A divisão da grande cidade significa a despolarização de seu poder econômico para outras regiões do mundo. Essa conclusão é confirmada pela atual posição da economia mundial, que está apoiada em três macroáreas ou “três mundos”. Uma tríade econômica mundial que tem como base os três estados hegemônicos: os Estados Unidos, a Alemanha e o Japão (hoje sendo ultrapassado pela China), os quais influenciam periferias maiores ou menores em suas respectivas regiões, América, Europa e Ásia. Os Estados Unidos não estão sozinhos no comando da economia mundial.

Os fatos mostram que a descentralização ou a divisão do poder econômico americano é consequência da reconstrução europeia e japonesa, que provocou a redistribuição geográfica da riqueza e gerou o aparecimento de polos econômicos concorrentes. A economia deixou de ter um único centro, afirma Demétrio MAGNOLI.[1] O poder mundial está, agora, distribuído nos três hemisférios: Estados Unidos, na América; Alemanha, na Europa; e Japão, na Ásia. A grande cidade fendeu-se em três partes.

[1]. Magnoli, Demétrio. O novo mapa do mundo. 2. ed. p. 42.

 

APROVEITE e adquira o e-book completo em: http://www.amazon.com.br. Basta clicar nas imagens acima para ser direcionado para a página.

 

 

Print Friendly
Posted in Apocalipse, Estudos Bíblicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Efetue o calculo! *